PALAVRAS E EXPRESSÕES A EVITAR EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
✏️ A escrita científica é caracterizada pela objetividade e clareza. Muitas revistas impõem um número máximo de palavras (geralmente 5000 ou 6000) em artigos, o que é mais um motivo para se evitar frases com palavras “vazias”. Portanto, tudo o que puder ser retirado das suas frases sem modificar o sentido deve ser excluído. Diga o que tem que dizer, sem enfeitar. Corte expressões como:
- “Neste contexto”
- “Dado o exposto acima”
- “É importante notar que”
- “Vale a pena mencionar que”
- “Isto posto”
✏️ Evite traduções literais, elas reduzem a credibilidade do seu trabalho. Muitas frases e expressões traduzidas literalmente do Português para o Inglês não soam bem. Por exemplo, em Português é comum iniciar frases com “É importante…”. No entanto, frases que começam com “It is important…’’ em Inglês soam “ingênuas”, mesmo quando gramaticalmente corretas. Um exemplo mais específico:
🔹Português: ‘‘É importante destacar os trabalhos mais recentes que confirmam a relação entre consumo de carne e doenças cardiovasculares.’’
🔹Inglês “ruim”: ‘‘It is important to highlight the most recent works that confirm the relationship between meat consumption and cardiovascular diseases.’’
🔹Inglês profissional: ‘‘The most recent works that confirm the relationship between meat consumption and cardiovascular diseases are important to highlight.’’
✏️ A sua pesquisa é importante e merece ganhar visibilidade nacional e internacional. Siga estas dicas e com certeza seu artigo terá mais chances de ser aceito em uma revista de alto impacto. 😉
Elaboramos o seu currículo com foco no mercado de trabalho de seu interesse (indústria versus academia, área de atuação, Brasil ou exterior). Atendimento personalizado, incluindo reunião online e análise de dados (diplomas, certificados, experiência profissional relatada pelo cliente, lattes, dentre outros). Currículos em Português ou Inglês.
Fique tranquilo(a)! Vamos te guiar dentro do mundo das publicações científicas, auxiliando-o em aspectos de linguagem, edição e formatação, escolha da revista, discussão de resultados, escrita de carta para o editor, dentre outros. Nosso serviço de simulação de peer review é uma ferramenta adicional que você pode contratar para aumentar suas chances de publicação.
Vamos te ajudar a extrair o máximo potencial de sua pesquisa científica, aprimorando a discussão e a apresentação dos resultados para aumentar as suas chances de publicação e trazer visibilidade para o seu trabalho. Queremos te auxiliar a alcançar a publicação de mais alto impacto dentro dos limites do conteúdo de seu artigo!
Vamos melhorar significativamente a qualidade de seu artigo por meio de um serviço cuidadoso de revisão de estilo e linguagem, aprimoramento das argumentações e conclusões, melhora da apresentação dos resultados, seleção de revistas adequadas ao seu tema e conteúdo, escrita de cover letter de maneira a chamar o interesse do editor, dentre outros. Envie-nos seu paper e faremos uma avaliação do seu trabalho.
Vamos revisar seu trabalho focando em espectos de gramática, estilo de escrita, apresentação de tabelas e figuras, discussão de resultados e formatação. Envie-nos um email e faremos um orçamento sem compromisso.