Por que artigos de BOA QUALIDADE são rejeitados?
QUALQUER trabalho, seja científico ou não, precisa ter mérito técnico e capricho na escrita e formato. Portanto, pressupondo que seu artigo possui QUALIDADE TÉCNICA (metodologia, discussões, conclusões), utiliza AMOSTRAGEM e MÉTODOS ESTATÍSTICOS ADEQUADOS, é BEM ESCRITO (gramática, sintaxe, ortografia) e BEM FORMATADO (padronização no estilo e organização), por que ele continua sendo rejeitado?
Seguem as 5 razões mais comuns para a rejeição de um bom artigo:
#1 Fora do escopo da revista
Não basta escolher uma revista da mesma área do seu artigo, o seu trabalho tem de se adequar às exigências específicas da revista. Também não se deve escolher uma revista só porque varias das suas referências foram publicadas nela. Exemplo: a Food Research International NÃO publica trabalhos que reportem a atividade antioxidante de alimentos determinada por métodos químicos sem que estudos in vitro ou in vivo sejam feitos.
Solução: Leia o Aims & Scope da revista com atenção, absorvendo o significado de cada frase.
#2 Escrita de cover letter deficiente
Pasmem, mas MUITA gente tem seu paper traduzido por uma empresa especializada, mas ECONOMIZA na tradução da cover letter porque acha que pode “dar um jeitinho”. Além disso, não se deve JAMAIS copiar e colar o resumo do artigo entre o cabeçalho e a sua assinatura, fazendo um ajuste aqui e outro ali. Veja que a carta de apresentação é o primeiro contato do seu paper com o editor da revista (e às vezes o único rs). Portanto, capriche na sua cover letter!
Solução: Procure explorar o máximo possível do seu trabalho em menos de uma página. Responda as perguntas: "Por que eu estudei esse tema?", "Como eu investiguei o problema?", "A que conclusões eu cheguei?" e, sobretudo, “Quais são as implicações praticas desse estudo?". Seja claro e OBJETIVO. Se seu Inglês não é1 00%, contrate uma empresa de tradução, vai valer a pena!
#3 Tema muito regional/ de pouca abrangência
Embora neste mundo globalizado todas as descobertas possam ser replicadas de alguma maneira em outros contextos, temas muito regionais podem ser um problema na hora de publicar seu artigo. Se as suas conclusões são de abrangência restrita, mesmo que importantes (ex. Um estudo feito com consumidores de um produto no estado de São Paulo apenas), há boas chances de o editor não ter interesse em publicá-lo porque ele geraria pouco impacto entre os leitores e o mundo científico de forma geral.
Solução: Se seu tema é muito regional, procure por revistas locais, mesmo que sejam de veiculação internacional (Ex. Revista Brasileira de Farmacognosia), já que é provável que uma significativa parcela dos seus leitores tenha interesse no seu estudo.
#4 Falta de inovação/ pouca contribuição
Muitos artigos bons não trazem o aspecto inovativo ou fazem contribuições muito pequenas ao atual estado da arte. Exemplo: o New England Journal of Medicine publica apenas os trabalhos que vão mudar a prática clinica or reportam algo novo sobre a biologia de uma determinada doença.
Solução: Este é um problema de base, que reside na escolha inacurada do tema da pesquisa. Porém, isso não significa que o trabalho deva ficar guardado numa gaveta. Utilize-o como base para um novo estudo, desta vez com maior componente inovativo. Por vezes, complementá-lo com novos experimentos planejados adequadamente ou discutir os resultados atuais sob um outro prima pode resolver o problema.
#5 Concorrência
Tem muita pesquisa boa sendo produzida pelo mundo! Mesmo que seu artigo seja bom, ele estará concorrendo com outros artigos de igual ou maior qualidade e/ou abrangência. As revistas recebem dezenas de artigos por dia e infelizmente não é possível publicar todos eles. Os editores fazem uma análise prévia baseada em vários critérios e nesta fase artigos bons podem não passar no filtro.
Solução: PERSISTÊNCIA! Não desista na primeira rejeição, ao invés disso use os comentários dos editores e revisores de maneira construtiva, de modo a melhorar a qualidade do seu paper para uma próxima submissão. Se você recebeu poucos ou nenhum comentário do editor, faça um bom estudo de revistas potenciais e pesquise o que já foi publicado ali. Leia alguns artigos, analise as lacunas e pontos fortes dos mesmos e use essas ideias para melhorar o seu trabalho.
RESUMINDO:
A rejeição de um artigo bom não significa que ele foi tratado injustamente, mas que alguns ajustes precisam ser feitos antes que ele possa ser publicado. Um olhar profissional externo também pode ajudar, já que muitas vezes não "enxergamos" as deficiências do nosso trabalho por estarmos muito familiarizados com ele. Selecione um journal cuidadosamente e prepare seu paper de acordo com os critérios do mesmo.
Para maiores informações e orçamentos de consultoria pré e pós-submissão de artigos, por favor contate-nos no contato@publiqueciencia.com ou visite as abas 'Compras' e 'Serviços'.
Elaboramos o seu currículo com foco no mercado de trabalho de seu interesse (indústria versus academia, área de atuação, Brasil ou exterior). Atendimento personalizado, incluindo reunião online e análise de dados (diplomas, certificados, experiência profissional relatada pelo cliente, lattes, dentre outros). Currículos em Português ou Inglês.
Fique tranquilo(a)! Vamos te guiar dentro do mundo das publicações científicas, auxiliando-o em aspectos de linguagem, edição e formatação, escolha da revista, discussão de resultados, escrita de carta para o editor, dentre outros. Nosso serviço de simulação de peer review é uma ferramenta adicional que você pode contratar para aumentar suas chances de publicação.
Vamos te ajudar a extrair o máximo potencial de sua pesquisa científica, aprimorando a discussão e a apresentação dos resultados para aumentar as suas chances de publicação e trazer visibilidade para o seu trabalho. Queremos te auxiliar a alcançar a publicação de mais alto impacto dentro dos limites do conteúdo de seu artigo!
Vamos melhorar significativamente a qualidade de seu artigo por meio de um serviço cuidadoso de revisão de estilo e linguagem, aprimoramento das argumentações e conclusões, melhora da apresentação dos resultados, seleção de revistas adequadas ao seu tema e conteúdo, escrita de cover letter de maneira a chamar o interesse do editor, dentre outros. Envie-nos seu paper e faremos uma avaliação do seu trabalho.
Vamos revisar seu trabalho focando em espectos de gramática, estilo de escrita, apresentação de tabelas e figuras, discussão de resultados e formatação. Envie-nos um email e faremos um orçamento sem compromisso.